Ter uma boa saúde oral vai para além de ter um sorriso bonito, significa ter saúde. Uma boca saudável permite sorrir, falar, mastigar e expressar emoções com confiança e sem dor, desconforto ou doença.
Ao longo de toda a vida, a saúde oral é fundamental para a saúde geral, saúde mental, bem-estar e qualidade de vida.
As doenças orais, nomeadamente a cárie e a doença periodontal, têm uma prevalência elevada e um enorme impacto no bem-estar físico e psicológico. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são as doenças não transmissíveis mais comuns que afetam as pessoas ao longo da vida e atingem mais de metade da população mundial. Podem perturbar a auto-confiança e comprometer as relações interpessoais devido ao desconforto e embaraço que provocam.
Para além disso, a presença de determinadas doenças orais como, por exemplo, a periodontite pode relacionar-se com o aumento do risco de aparecimento da diabetes, doença cardíaca, pneumonia, artrite reumatoíde e cancro do pâncreas.
Nessa perspectiva, preservar a saúde oral mantendo uma boca saudável é imprescindível para aumentar a qualidade de vida e conservar um estado de saúde equilibrado. O seu reflexo será um sorriso brilhante e feliz!