A medicina dentária é uma das profissões mais antigas do mundo e remonta aos tempos pré-históricos. Desde os tempos antigos, as pessoas têm procurado formas de aliviar as dores de dentes e tratar problemas dentários. Os egípcios, por exemplo, utilizavam extratos de plantas para tratar as dores de dentes, enquanto os antigos gregos utilizavam uma mistura de chumbo e prata para preencher as cavidades dentárias.
A medicina dentária moderna, como a conhecemos hoje, começou a desenvolver-se no século XVIII, quando o francês Pierre Fauchard publicou um livro intitulado “Le Chirurgien Dentiste” (O Cirurgião Dentista). Neste livro, Fauchard descreveu muitos dos procedimentos dentários que ainda hoje são utilizados, tais como extrações dentárias, tratamento de cáries e restaurações.
Durante o século XIX, a medicina dentária começou a tornar-se uma profissão estabelecida, com a criação de escolas e associações dentárias. Nos Estados Unidos, a primeira escola dentária foi fundada em Baltimore em 1840, enquanto que a primeira associação dentária foi estabelecida em 1859.
Ao longo do século XX, a medicina dentária continuou a evoluir com a introdução de novas técnicas e tecnologias. As radiografias dentárias, por exemplo, foram desenvolvidas na década de 1890, enquanto os motores eléctricos e turbinas de ar comprimido foram introduzidos na década de 1950.
Atualmente, a medicina dentária é uma profissão altamente especializada, com muitas áreas de especialização diferentes, tais como a ortodontia, a periodontologia, a endodontia, a odontopediatria, a prostodontia e a dentisteria , entre outras. Os dentistas modernos têm acesso a tecnologias avançadas, tais como scanners digitais e impressoras 3D, que tornam os tratamentos dentários mais precisos e eficientes do que nunca.
E em Portugal?
Em Portugal, a história da medicina dentária tem raízes muito antigas, que remontam ao período pré-romano. No entanto, foi durante a Idade Média que as primeiras referências à prática da medicina dentária em território português começaram a aparecer.
No século XVI, a profissão de barbeiro-cirurgião, que incluía a extração de dentes, foi regulamentada em Portugal pelo Rei D. Manuel I. Durante o século XVIII, surgiram as primeiras escolas de cirurgia e medicina em Lisboa e no Porto, que incluíam disciplinas específicas da medicina dentária.
A partir do século XIX, a medicina dentária começou a desenvolver-se de uma forma mais estruturada em Portugal, com a fundação da primeira escola em Lisboa, em 1840. Ao longo do século XX, a especialidade continuou a evoluir com a criação de novas escolas e a introdução de técnicas mais avançadas e modernas.
Nos dias de hoje é uma das áreas mais importantes da saúde em Portugal, com um grande número de profissionais altamente qualificados e clínicas modernas e bem equipadas. Se deseja ter uma boa saúde oral e saber mais sobre a história da medicina dentária em Portugal, siga-nos e fique atento às nossas publicações!
Em suma, a história da medicina dentária é rica e fascinante, e é espantoso constatar como esta antiga profissão evoluiu ao longo dos séculos para se tornar a medicina dentária moderna que conhecemos hoje.
Antigamente, as idas ao dentista eram desagradáveis e muitas vezes dolorosas, razão pela qual ainda muitos pacientes se sentem ansiosos antes das consultas. Felizmente, a ciência evoluiu bastante e atualmente consegue realizar-se a maior parte dos tratamentos com pouco ou nenhum desconforto.
Se está a considerar tornar-se um dentista, saiba que está a seguir uma profissão que existe há milhares de anos e que tem uma história admirável. Mas se é alguém que simplesmente quer ter uma boa saúde oral e compreender melhor o mundo da medicina dentária, siga-nos!
Estamos aqui para o ajudar a alcançar um sorriso brilhante e saudável.