A saúde oral dos bebés e crianças é fundamental para um bom desenvolvimento e embora os primeiros dentes, conhecidos como dentes de leite, caiam para dar lugar aos dentes permanentes, é essencial cuidar bem deles. Os dentes de leite ajudam o seu bebé a mastigar e a falar correctamente e guardam também o espaço necessário na gengiva para os dentes definitivos. Aqui estão algumas dicas práticas para cuidar dos dentes do seu bebé:
- Começar cedo: Por volta dos 4 meses, antes do aparecimento do primeiro dente, limpe as gengivas do bebé com uma compressa humedecida ou com uma dedeira de silicone.Assim que o primeiro dente nascer, geralmente por volta dos seis meses de idade, inicie a escovagem utilizando uma escova pequena e macia e uma quantidade mínima de pasta de dentes (equivalente ao tamanho de um grão de arroz).
- Evitar adormecer com o biberão: Deixar o bebé adormecer com um biberão de leite, sumo ou qualquer líquido que não seja água pode levar ao aparecimento de cáries precoces da infância.
- Não colocar líquidos açucarados no biberão nem na chupeta. Da mesma forma, não deve mergulhar a chupeta em nenhuma substância doce.
- Introduzir o copo de treino: A Academia Americana de Pediatria aconselha a introdução de um copo de treino por volta dos 6 meses de idade e a descontinuação do biberão aos 12 meses.
- Evitar que se instalem hábitos nocivos como chuchar no dedo ou na língua, dormir com as mãos sob a cabeça ou virado sempre para o mesmo lado, morder lábios ou bochechas e roer as unhas.
- Cessar o uso da chupeta até aos 3 anos de idade: para permitir a autocorreção das desarmoninas no desenvolvimanto das arcadas provocadas pela sua utilização.
- Alimentação saudável: Uma dieta equilibrada é essencial para os dentes saudáveis do seu bebé. Evite alimentos açucarados e opte por opções saudáveis como frutas, legumes e cereais integrais.
- Visitas regulares ao dentista: A primeira visita ao dentista deve ocorrer até ao primeiro ano de idade. Depois disso, as consultas regulares permitem detectar possíveis problemas precocemente.
Lembre-se, a prevenção das doenças orais na primeira infância, não se limita a evitar o aparecimento de cáries. Permite também antecipar os problemas das gengivas, musculares, faciais , da fala, ortodônticos e estéticos que mais tarde necessitarão de tratamentos mais complexos e demorados.
Assegurar uma boa saúde oral desde cedo ajudará a garantir que o seu bebé tenha um sorriso saudável para a vida.