A Endodontia (Desvitalização) é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das doenças da polpa dentária (parte interna do dente constituída pelo nervo e por vasos sanguíneos).

Quando este tecido é afectado por cárie profunda, trauma ou doença periodontal, pode ser necessário realizar um tratamento endodôntico, mais comummente conhecido como desvitalização.

A patologia pulpar pode provocar dor ao frio ou ao quente, dor ao toque ou à mastigação, dor espontânea e a presença de abcesso ou fístula.

Neste caso, o tratamento endodôntico é o procedimento que permite tratar a estrutura interna do dente. O processo envolve a remoção do tecido pulpar doente, a desinfecção dos canais radiculares (onde se aloja o nervo e vasos sanguíneos) e a sua posterior selagem, preenchendo-os com um material inerte que impede a proliferação bacteriana.

De seguida, é necessária a reconstrução do dente que permitirá devolver a sua função e estética.

O tratamento endodôntico é um procedimento habitual e seguro, cujo principal objectivo é a preservação do dente na cavidade oral, prevenindo assim a necessidade da sua extracção. É sempre feito sob anestesia local para garantir o conforto do paciente.

A nossa equipa de profissionais está preparada para o ajudar na manutenção da sua saúde oral. Entre em contacto connosco para obter mais informações acerca dos nossos serviços de Endodontia e de como podemos contribuir para preservar a sua dentição.

Veja outros tratamentos, aqui.
Siga-nos nas redes sociais, Instagram ou Facebook.