A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das  lesões estruturais dos dentes. Estas lesões são mais frequentemente causadas por cáries mas também podem ser resultantes de traumatismos ou de desgaste dentário.

As cáries surgem quando as bactérias presentes na boca degradam os açúcares dos alimentos, produzindo ácidos que dissolvem o esmalte dentário. Se não forem tratadas, as cáries podem progredir para as camadas mais profundas do dente, provocando dor, infeção extensa e podendo levar à perda do mesmo.

Alguns dos sintomas da presença de cárie incluem:

– Aparecimento de manchas branco opaco ou castanhas na superfície dentária;

– Sensibilidade aumentada às variações de temperatura (frio ou quente) ou ao doce;

– Dor espontânea, ao toque ou à mastigação.

Porém, numa fase inicial a cárie é, geralmente, assintomática. A sua detecção precoce só consegue ser realizada pelo médico dentista, daí a importância das consultas de rotina.

Na nossa clínica, temos à disposição um conjunto de tratamentos que permitem restabelecer a anatomia dentária perdida.

O tratamento mais habitual é a restauração dentária, que permite recuperar a forma e a função do dente afectado.

Restauração Dentária: Este processo envolve a remoção da parte do dente que está danificada e a sua substituição por um material de restauração. Atualmente as resinas compostas (materiais da cor do dente) são o material estético de eleição para o tratamento da cárie dentária, de forma direta e numa única sessão.

O objectivo deste tratamento é devolver ao dente a sua forma original e funcionalidade, bem como prevenir a progressão da cárie.

Quando as lesões são muito extensas  e os dentes se encontram muito destruídos, a melhor opção de tratamento, com vista ao reforço da estrutura dentária remanescente, consiste na execução de prótese fixa (ver secção Prostodontia).

A nossa equipa de profissionais qualificados está preparada para o ajudar a melhorar e manter a sua saúde oral, tratar e prevenir a ocorrência de cáries. Contacte-nos para saber mais informações sobre os nossos tratamentos de Dentisteria e como   podemos contribuir para um sorriso mais saudável e radiante.