Introdução

A gravidez é um período de imensas transformações no corpo da mulher e a sua saúde oral também pode ser afetada. Este artigo oferece um olhar abrangente sobre as diversas formas pelas quais a gravidez pode influenciar a saúde dos seus dentes e gengivas.

Mudanças Hormonais e Saúde Oral

As flutuações hormonais típicas da gravidez provocam um aumento da resposta inflamatória do organismo que se pode traduzir num aumento da hemorragia gengival e no aparecimento da gengivite, condição clínica desconfortável e dolorosa.

É fundamental manter uma rotina de higiene oral rigorosa durante este período para minimizar os efeitos destes problemas. A escovagem após todas as refeições, o uso de fio dentário e o bochecho com colutórios específicos podem ajudar a manter a saúde das suas gengivas.

A Importância da Nutrição

Para além disso, uma dieta equilibrada é fundamental não apenas para a saúde geral da mãe e do bebé, mas também para a saúde oral. A falta de certos nutrientes pode comprometer a sua capacidade de combater infecções, incluindo aquelas que podem ocorrer na boca. A alteração da rotina alimentar e o consumo mais frequente de alimentos açucarados pode também aumentar o risco de aparecimento de cáries.

Refluxo e Erosão Dentária

Muitas mulheres sofrem de refluxo gástrico (azia) e vómitos durante a gravidez. Estas condições proporcionam um pH mais ácido na boca que pode causar erosão dentária, dissolução do esmalte e desenvolvimento de lesões de cárie. É importante conversar com o seu médico sobre como controlar estes sintomas e que medidas adicionais podem ser tomadas para mitigar os efeitos destas alterações.

Cuidados Dentários Durante a Gravidez

A consulta de Medicina Dentária pode e deve ser realizada em qualquer fase da gravidez. Situações dolorosas e infeções são muito mais prejuciais para o bebé do que o seu tratamento. Para prevenir o aparecimento de problemas durante a gravidez o ideal será marcar uma consulta de rotina antes de engravidar, no entanto, é seguro realizar a maioria dos tratamento dentários durante a gravidez, sendo mais indicado realizá-los no 2º trimestre de gestação.

Medicação e Tratamentos

Alguns medicamentos não são aconselhados durante a gravidez, por isso a grávida não deve automedicar-se. É fundamental discutir todas as opções de tratamento e medicação com o médico dentista assistente.

Conclusão

Embora a gravidez possa trazer desafios para a sua saúde oral, uma abordagem proativa e consultas regulares ao dentista podem ajudá-la a passar por este período com um sorriso saudável e brilhante.

Perguntas Frequentes:

1. É seguro fazer tratamentos dentários durante a gravidez?
    É seguro realizar a maior parte dos tratamentos dentários durante a gravidez, sendo mais aconselhado fazê-lo durante o 2º trimestre de gestação. No entanto, há que ter em conta a condição clínica específica de cada grávida, pelo que é essencial  consultar o médico dentista assistente.
  2. Como posso tratar a gengivite gravídica?
    A gengivite gravídica pode ser tratada com a remoção de tártaro e placa bacteriana em consultório e a prescrição de cuidados de higiene oral com agentes específicos.
  3. A azia pode realmente afetar os meus dentes?
    Sim, a azia pode levar à erosão do esmalte dentário. É importante tratar a azia e proteger os seus dentes com produtos adequados.

Author brilliant

More posts by brilliant

Copyright © 2019 Clínica Brilliant All rights reserved.